segunda-feira, 1 de março de 2010

AICEP quer outra fábrica na Leoni

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) apresentou à multinacional Leoni, que deverá encerrar totalmente a actividade de cablagem em Viana do Castelo ainda durante este ano, uma proposta para a instalação, naquela unidade, de outra fábrica do grupo.

A proposta, que poderia envolver alguma comparticipação estatal, foi apresentada directamente ao vice-presidente da multinacional alemã, que ainda não deu uma resposta, apurou o DN.
No final deste mês, começam a sair os primeiros 220 trabalhadores da fábrica instalada na Zona Industrial de Neiva. Em Julho cessam funções 333 trabalhados e em Outubro mais 45 operários ficam sem trabalho. O encerramento total está previsto para o final deste ano. Recorde-se que a Leoni abriu a fábrica de Viana do Castelo em 1991, com a criação da Cablinal Portuguesa. Nessa altura, a empresa empregava 2600 trabalhadores. De uma facturação anual, em 2003, de 57 milhões de euros, a Leoni de Viana fechou as contas de 2009 com pouco mais de 21 milhões. Face a estes indicadores e tendo em conta a ausência de novas encomendas do grupo Peugeot-Citroen (PSA), o seu principal cliente, a administração decidiu-se pelo encerramento da fábrica de Viana do Castelo.
In Diário de Notícias-economia,de 1 Março 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário