quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A Aurora do Lima – 155 anos

Jornal Aurora do Lima comemora 155 anos com receio pelo futuro devido aos cortes no porte-pago

É com este título que o Público, de 15 de Dezembro, difunde os 155 anos da existência do bissemanário A Aurora do Lima. Acrescente-se que neste jornal já colaboraram figuras conhecidas como Guerra Junqueiro ou Camilo Castelo Branco.
Este blogue felicita a longevidade do jornal.

“Se o Estado nos tirar a comparticipação no porte-pago, é para fechar”, atirou Bernardo Barbosa, enquanto supervisionava os trabalhos de dobragem, cintagem e colagem do número especial de aniversário.
Atualmente, o Estado comparticipa o porte-pago em 40 por cento, mas mesmo assim o jornal desembolsa por mês cerca de 4500 euros com custos de envio.
“É muito dinheiro, porque a isso há ainda a somar 5000 euros de salários, 2000 euros para a Segurança Social e toda uma série de outras despesas”, acrescentou.
Para já, o jornal, que começou por ser trissemanário e que a partir de 1915 passou a sair apenas duas vezes por semana, equaciona passar a semanário, para reduzir custos.
Mais tarde, se o porte-pago acabar, poderá ser também o fim do mais antigo jornal do continente, que sai para as bancas, ininterruptamente, desde 15 de Dezembro de 1855
.

Ler aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário