domingo, 28 de novembro de 2010

será consensual o apagão no concelho?

Ouve-se que a Câmara Municipal de Viana, apagará a iluminação pública, a partir de Janeiro de 2011.
Não sei se o apagão será na totalidade (todo o concelho: cidade e aldeias), se já foi levado às reuniões da Câmara e Assembleia Municipal.
Se for para compensar o corte (OE) às autarquias, acabará por causar prejuízo às populações envolventes. A acontecer, a Câmara não o deveria fazer nas zonas rurais, tendo em atenção que em algumas a distribuição da iluminação pública ainda é deficiente.
Salvo algumas freguesias, a maioria não têm as vias nas mesmas condições das urbanas e as populações não terão culpa pelo não investimento.
Que se desperdiça muito é evidente.
Para quê tanta iluminação em igrejas, capelas, centros sociais, monumentos, rotundas e coisas similares!
Os monumentos históricos a partir das 23 horas (período nocturno ruído), podem perfeitamente ficar sem iluminação e o restante nem deveria ligar-se.
Nesta quadra de Natal poderiam reduzir-se as ornamentações.
Na época estival, altura de festas e romarias, também se poderia diminuir a quantidade de lâmpadas distribuídas pelas ornamentações.
A cidade não carece de tanta iluminação, bastam os anúncios publicitários e as montras dos comércios.
A redução da iluminação na cidade compensaria as rurais, dado que a grande maioria dos “caminhos” não tem condições e seria um incentivo aos assaltos, que cada vez mais se vão verificando.
Para além do apagão as autarquias terão de estender a redução das despesas, começando por dentro (assessores, subsídios…), em coordenar os serviços com maior eficácia…
Aguardemos a posição dos Partidos e Agrupamentos políticos com assento na Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e Forças Vivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário