sexta-feira, 30 de julho de 2010

Activado Plano de Emergência Municipal até 03 de Agosto

A Comissão Municipal de Protecção Civil de Viana do Castelo, convocada hoje pelo Presidente da Câmara Municipal, acaba de accionar o Plano de Emergência Municipal até às 24h00 do próximo dia 03 de Agosto.
Esta situação excepcional fica a dever-se ao número elevado de incêndios ocorridos nos últimos dias no concelho e às previsões meteorológicas que apontam para temperaturas elevadas e baixo teor de humidade até ao dia 03 de Agosto.
Com a activação do Plano de Emergência, pretende-se assegurar as condições favoráveis para um rápido acesso a meios e recursos disponíveis no concelho, assim como a prevenção de riscos e o socorro a pessoas em perigo.
A Comissão Municipal apela ainda a todos os cidadãos a que evitem, durante os próximos dias, a circulação e acesso a zonas florestais para acautelar situações de risco e solicita à população o melhor apoio e compreensão para as medidas preventivas que possam vir a ser tomadas.

Viana do Castelo, 28 de Julho de 2010

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo

18 anos depois, Volta a Portugal regressa a Viana do Castelo

Dezoito anos depois, a Volta a Portugal regressa a Viana do Castelo. Com início em Viseu, a 04 de Agosto, e final em Lisboa, a 15 de Agosto, a Volta cumpre a sua terceira etapa em Viana do Castelo, a 07 de Agosto. Apresentada em conferência de imprensa, esta etapa foi considerada pelo director da prova, Joaquim Gomes, “uma das principais novidades” da 72.a Volta a Portugal em Bicicleta.
Esta etapa terá a extensão de 173,7 quilómetros, tendo o seu ponto mais alto a cerca de seiscentos metros de altitude, no Extremo (Arcos de Valdevez). Passará pela meta (Av. Campo do Castelo), e depois haverá um percurso de 19 quilómetros dentro da cidade com ligação a Darque pela Ponte Nova e regresso à cidade pela Ponte Eiffel passando pela Alameda 5 de Outubro e terminando na Av. Campo do Castelo.
[mais].

Gabinete de Imprensa. Câmara Municipal de Viana do Castelo

Leoni encerra produção

A antepenúltima fornada de trabalhadores (301) da, produção de cablagens para automóveis, perdem hoje o vínculo à Leoni.
O despedimento é feito de forma faseada.
Em Março foram 220 trabalhadores. Agora 301. Em Outubro 45 e em Dezembro os restantes – 11.
Estes 333 vão contabilizar e engrossar a fatia dos 11 mil desempregados (oficiais – estatística) no nosso distrito.
Ao começar a laborar, na altura Cablinal, empregou 2000 trabalhadores. O autarca (que tentou tirar Castelo a Viana) tinha-a como a menina de seus olhos.
Importa denunciar os esquemas que se fazem para transferir empresas para a China, Tailândia e norte d’Africa.
Pasme-se a volta que isto dá.
Os representantes dos partidos da direita, incluindo os socialistas, no parlamento europeu nada fazem para impor regras à concorrência com os mercados dos países acima referidos.
Estes apenas aprovam medidas anti-sociais, permitindo aos grandes grupos económicos o controlo do sistema, veja-se onde são colocados os “políticos” que saem dos governos ou deixam os parlamentos.
Os exorbitantes vencimentos, acrescendo-se as benesses, prémios… As chorudas reformas… Um autêntico atentado à dignidade de quem trabalha para estes sanguessugas, achando-se a ganhar pouco, tendo a lata de congelar os já baixos salários…

domingo, 25 de julho de 2010

Acompanhamento de familiares hospitais

DIREITO DE ACOMPANHAMENTO AOS UTENTES NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE
Como talvez já seja do conhecimento de todos vós, a partir de Julho de 2009 é permitido a qualquer Cidadão acompanhar os seus Pais, Filhos, Familiares e Amigos dentro dos Hospitais, mais precisamente nos Serviços de Urgência do Serviço Nacional de Saúde, conforme consta no Diário da República nº.: 134 - 1ª. Série de 14 de Julho de 2009 (De. Lei nº.: 33) ver anexo.
Mais se informa, de que existem montes de Seguranças que se encontram à porta de diversas Urgências dos Hospitais deste País, que continuam a Barrar o acesso aos Familiares de Doentes que entram nas Urgências o que não pode acontecer...por isso, se possível andem sempre com cópia deste Dec. Lei convosco.
Assim todos nós, ficamos a saber que ninguém, ficará abandonado numa Maca de um qualquer Hospital deste País e/ou num qualquer Corredor de Hospital, sem a devida assistência.
Passem esta mensagem a todos os vossos Familiares, Amigos e Conhecidos, pois é extremamente importante
.

Recebi através de e-mail e pela sua importância publico-o.

ADCN - reunião de sócios

Assembleia de Associados
A ADCN - Associação Desportiva e Cultural de Neiva, vai realizar, pelas 19 horas, do dia 27 de Julho, na sua sede - Campo de Jogos António Castanho - uma Assembleia de Associados, constando como ordem de trabalhos a Apresentação de Contas e ainda assuntos de interesse para a Associação.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Feirão em Neiva

Sábado, dia 24, pelas 09.30 horas, decorrerá na área do Centro Social e Paroquial de Neiva, um feirão, incluido nas actividades da CSIF das freguesias de Castelo de Neiva,Chafé, Neiva e V.N. de Anha.
fonte: O Neivense, nº2, pag. 3, jul2010

Junta e CVP numa campanha de solidariedade

Sábado, dia 24, a Junta de Freguesia vai realizar uma "Caminhada de Solidariedade" em conjunto com a Delegação de Neiva da Cruz Vermelha Portuguesa, para angariar fundos para a aquisição de um desfibrilhador.
O encontro para partida será pelas 17 horas, em Santana - Centro Social e Paroquial de Neiva.
Os participantes contribuirão com o que entender e terão direito a uma t-shirt.

Junta de Freguesia de Neiva edita boletim

Foi publicado e está em distribuição o nº 2 d'O Neivense, Boletim Informativo da Junta de Freguesia.
No rosto do boletim a mensagem do Presidente de Junta e a Festa da Criança.
Espalhado pelas várias páginas, contém ainda actividades realizadas pela JF, tabela de taxas, actividades dos Escuteiros, bem como alguns artigos de opinão e passatempo.
O Neivense tem 12 páginas e a distribuição é gratuíta.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Previsão do tempo até 01 de Agosto

A última semana de Julho está a chegar e com ela, os bons estados de tempo e calor, e como já havia anunciado, excelente para o conforto térmico nos próximos dias.
Assim iremos ter:

Dia 21 – 4ª Feira
Prevê-se períodos de céu nublado em todo o território, onde existe a possibilidade de aguaceiros fracos ou chuvisco, no litoral Oeste a Norte do Mondego, não se esperando precipitação para s restantes regiões. Espera-se ainda, uma ligeira descida das temperaturas, em especial das mínimas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
10 a 18ºC 17 a 29ºC
Vento moderado de Noroeste (25 a 35 km\h, soprando com rajadas até 60km/h a partir da tarde no Litoral Oeste)
Dia 22 – 5ª Feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto poderá apresentar-se muito nublado durante a manhã, no litoral Oeste a Norte do Tejo.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
11 a 18ºC 18 a 30ºC
Vento fraco de Noroeste (<20>S)
12 a 19ºC 19 a 35ºC
Vento moderado Nordeste (20 a 30 km/h, soprando com maior intensidade para a tarde e do quadrante Norte)
Dia 24 – Sábado
Prevê-se períodos de céu nublado em todo o território, onde existe a possibilidade de aguaceiros e/ou trovoadas, em especial no interior.
Espera-se ainda, uma ligeira subida das temperaturas, em especial das máximas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
13 a 19ºC 18 a 32ºC
Vento fraco Noroeste (20 a 30 km/h, soprando em regime de Nortada para o Litoral Oeste)
Dia 25 – Domingo
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território. Espera-se ainda a formação de nevoeiros matinais
Espera-se ainda, uma subida das temperaturas, em especial das máximas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
15 a 21ºC 23 a 34ºC
Vento fraco de Nordeste (<20>S)
17 a 22ºC 23 a 35ºC
Vento moderado Nordeste/Leste (20 a 30 km/h, soprando com rajadas 60km/h, no Litoral Oeste e nas Terras Altas, durante a noite)
Dia 27 – 3ª Feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto poderá apresentar-se muito nublado para a tarde onde existirá a probabilidade de ocorrência de uma ou outra trovoada, em especial para o interior Norte. Continuação tempo abafado.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
16 a 21ºC 23 a 34ºC
Vento fraco de Leste
Dia 28 – 4ª Feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto poderá apresentar-se muito nublado para a tarde onde existirá a probabilidade de ocorrência de uma ou outra trovoada, em especial para o interior Norte. Continuação tempo abafado. TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
16 a 21ºC 23 a 34ºC
Vento fraco de Leste
Dia 29 – 5ª Feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto existe a possibilidade de aguaceiros e/ou trovoadas, para as regiões do Interior. Espera-se ainda, uma ligeira subida das temperaturas, em especial das máximas. TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
17 a 22ºC 25 a 37ºC
Vento fraco de Leste
Dia 30 – 6ª feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território. no entanto existe a possibilidade de aguaceiros e/ou trovoadas, para as regiões do Interior. Espera-se ainda uma descida dos das temperaturas. TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
16 a 19ºC 22 a 33ºC
Vento fraco de Leste
Dia 31 – Sábado
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto existe a possibilidade de aguaceiros e/ou trovoadas, para as regiões do Interior. Espera-se ainda uma descida dos das temperaturas. TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
12 a 18ºC 18 a 31ºC
Vento fraco variável (20 a 30 km/h, soprando em regime de Nortada para o Litoral Oeste)
Dia 01 – Domingo
Prevê-se períodos de céu nublado em todo o território, onde existe a possibilidade de aguaceiros e/ou trovoadas, em especial no interior.
Espera-se a continuação tempo quente.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
13 a 18ºC 20 a 32ºC
Vento fraco de Nordeste (<20>
Mais em:

Construção dos acessos rodoviários ao porto de mar de Viana não vai ser afectada pelo PEC.

A reprogramação de obras, a que todas as empresas do sector do Estado foram forçadas a realizar, no âmbito do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC), não vai afectar a construção dos acessos rodoviários ao porto de mar de Viana do Castelo. A garantia avançada à RAM por fonte da Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC), que adiantou que até final do ano a empreitada deverá ser lançada a concurso público, num investimento estimado em cerca de 6,4 milhões de euros e um prazo de execução de cerca de 18 meses. De acordo com a mesma fonte, nesta altura a APVC «dispõe das verbas necessárias» para iniciar o processo de expropriação dos terrenos. As negociações com os proprietários, algumas já em curso, irão agora entrar em velocidade cruzeiro, uma vez que, o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações acaba de declarar a utilidade pública da expropriação dos bens imóveis e dos direitos a eles inerentes. Anteriormente, o Governo já tinha reconhecido o interesse público da obra e autorizado a desafectação de terrenos de Reserva Ecológica para a empreitada. São cerca de 200 as parcelas atravessadas pelos acessos, nas freguesias de Vila Nova de Anha, Chafé, Neiva e Darque, estando a sua aquisição orçamentada em 2,4 milhões de euros. Verba transferida do orçamento do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) para o Porto de Mar de Viana, S.A.
A rodovia ligará o porto comercial à A28, no nó situado na zona industrial do Neiva, numa extensão de 8,8 quilómetros.
Para a APVC a ligação «assume particular importância no reforço da competitividade do porto de Viana do Castelo, pela redução do tempo de percurso dos veículos pesados e do custo de transporte das mercadorias».
«A nova via proporcionará, também, o desvio do tráfego do centro da vila de Darque, um incremento na segurança e nos benefícios económicos, sociais e ambientais, com redução de acidentes e de emissões poluentes».
Paralelamente, também já avançaram o estudo prévio e o estudo de impacte ambiental dos acessos ferroviários ao porto de Viana do Castelo. Estes acessos deverão seguir o traçado da actual linha entre a Estação de Darque e o Cais Novo, de onde «virarão à esquerda» em direcção ao porto. Na Estação de Darque, nascerá um centro de apoio logístico.
Retirado de
Notícias na Hora, Rádio Alto Minho 97.0 e 101.7 FM, 20/07/10
[O sublinhado é iniciativa deste blogue]

terça-feira, 13 de julho de 2010

Viagens na minha terra: Homenagem ao poeta António Correia de Oliveira


O Centro Novas Oportunidades da ACICE juntando-se à iniciativa da Associação Rio Neiva convida todos os nossos adultos para um momento único: uma viagem de descoberta dos recantos de Antas que contam uma história e que inspiraram António Correia de Oliveira (1878-1960), famoso poeta, autor dramático e jornalista que se fixou nesta freguesia do concelho de Esposende.

Vamos deixar-nos surpreender pelo verdejante das terras de Antas e percorrer os caminhos outrora atravessados pelo famoso poeta.

Por companhia, teremos o sol que iluminará o nosso caminho e um guia que nos contará histórias de outros tempos e nos dará preciosas informações sobre lugares e monumentos que espreitam nesta área.

Vamos respirar saúde, boa-disposição e conhecimento.

Junte-se a nós!!!

Quando: Dia 31 de Julho, sábado, às 8h30.

Onde: Junto à Escola Primária (EB1 de Azevedo) de Antas, perto da Igreja.

Inscrições até às 12h00 do dia 23 de Julho.

Oferta de uma t-shirt personalizada aos participantes.

Para mais informações contacte o nosso CNO.

Sofia Novo - Profissional de RVC
Centro Novas Oportunidades ACICE

Tlf: 253 967 204 Fax: 253 967 206

[Nota importante: Esta caminhada ocupa apenas a manhã do dia 31 dia.
Poderá convidar familiares a amigos a juntarem-se a nós. Apenas precisamos de saber o número de interessados e tamanhos (s/m/L/XL) para encomendarmos t-shirts].