domingo, 2 de maio de 2010

Luta contra as SCUT

As comissões de utentes das auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) anunciaram três desfiles de protesto que terão lugar na A29, A41e A42, a partir de meados de Maio, todos em datas distintas. Trata-se de um conjunto de manifestações que culminará num quarto momento, a meio de Junho, altura em que estes movimentos se unirão ao da A28 para um protesto conjunto.

Em causa está a decisão do Governo de passar a portajar as SCUT a partir de 1 de Julho, uma medida que os automobilistas consideram "precipitada".
Aos jornalistas, o porta-voz das comissões, José Rui Ferreira, anunciou que irão "fazer um desfile por semana, a partir do dia 17 de Maio e até final do mês, sendo que as datas e percursos ainda vão ser definidos".
Para "meados de Junho vai haver um novo protesto conjunto, envolvendo todos os utentes da A29, A41 e A42 e ainda a A28", acrescentou aquele responsável.
Comissões apelam ao endurecimento da luta contra a medida
As comissões de utentes (da A29, A41e A42) lançaram um apelo "a todos os utentes, empresários e autarcas para que se juntem a estes protestos e que mostrem o seu descontentamento em relação a esta decisão governamental".
Defendendo que se trata de uma "medida injusta para toda esta região", as comissões consideram que os argumentos do Governo para implementar as portagens "não têm credibilidade", tanto mais que tem sido invocada uma "questão de justiça, em que todos devem pagar as vias onde circulam".
Alberto Midões, do movimento que envolve os utentes de Viana do Castelo, lembrou o "desemprego na região, a instabilidade económica e social que se vive nesta zona e as limitações na circulação" como factores que "deitam por terra" os argumentos do Executivo Sócrates.
Nesse sentido, estão prometidas acções de protesto "até que o Governo ceda".
In RTP, 29 Abril 2010
Ver noticia aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário