terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Acesso da A28 à cidade

Acesso da A28 à Cidade interdita para intervenção urgente

O acesso da A28 à cidade de Viana do Castelo vai ficar interdito ao trânsito a partir de amanhã (27 de Janeiro) para uma intervenção urgente da empresa Estradas de Portugal EP. Em causa está a substituição da passagem hidráulica do acesso da cidade de Viana do Castelo à ponte nova, junto ao Parque da Cidade, numa intervenção que vai obrigar a alterações de trânsito na cidade.

Já amanhã, a partir das 15h00, o acesso poente-nascente (saída da cidade) terá um desvio devidamente sinalizado pela antiga EN202, pelo centro da Meadela, o mesmo acontecendo na quinta-feira, a meio da manhã, para o sentido Norte (Darque) pela ponte nova da A28, que implicará a utilização da Avenida Mateus Carvalhido (ligação A28 à Praça da Abelheira), podendo depois a entrada da cidade ser feita pela Via Entre Santos.

A intervenção em causa, com um prazo previsto de execução de 30 dias, obriga ao corte total da via. Durante o período de obras, a Estradas de Portugal sinalizará as alternativas ao corte, que serão acompanhadas pelas forças de segurança e pelos técnicos da empresa.


Viana do Castelo, 26 de Janeiro de 2010
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Romaria d'Agonia 2010

Este ano a Romaria d’Agonia acontece nos dias 20, 21 e 22 de Agosto.
A procissão sofreu alteração, passando a realizar-se no Domingo à tarde e que tradicionalmente se realizava à Sexta-feira.
Esta alteração evita o acontecimento das duas procissões no mesmo dia
.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Boletim Informativo do IGP

Saiu o Boletim Informativo do IGP - Instituto Geográfico de Portugal, do mês de Dezembro de 2009.
Para ver, clique aqui.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

delimitação: jf chafé continua a agir de má-fé

Diferendo/limites: Junta coloca placa toponímia e agrava batalha com autarquia vizinha
É mais um episódio na batalha pública que duas freguesias de Viana do Castelo travam há anos sobre os respectivos limites. Depois de uma marca na Estrada Nacional 13, a Junta de Freguesia de Chafé acaba de colocar uma placa toponímica em território que a vizinha localidade de Neiva afirma “historicamente” pertencer àquela freguesia. O presidente da Junta de Neiva, António Costa, adverte mesmo que se o assunto não se resolver “a bem”, serão os tribunais a decidir.
“Se há alguém que está a agir de má fé não é a Junta de Neiva. Há documentação que nos diz por onde são os limites e queremos resolver o assunto a bem. Se não for possível haverá uma instância superior, um Tribunal, a decidir e aí respeitaremos todos”, afirmou António Costa.
In "geicefm,90.8"
Ler notícia completa aqui.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Delegação local da CVP

A delegação de Neiva da Cruz Vermelha Portuguesa dispõe de um blogue.
Com 15 anos de actividade, surgindo inicialmente como núcleo, devido à intensa actividade e abrangência passou a delegação.
Sediada provisoriamente na Rua da Zona Industrial nº 49, sem o minímo de condições, aguarda da Câmara Municipal o apoio para construção da sede.
Aos seus dirigentes, profissionais, voluntários e colaboradores este blogue deseja a concretização dos objectivos.
Para aceder ao blogue clique aqui.

pouca luz na caixa multibanco

Instalada no Centro Paroquial e Social de Neiva há aproximadamente dois anos, envolta em polémica, já com tentativa de roubo.
À noite quem pretenda utilizá-la é um pouco complicado, por não possuir iluminação suficiente.
A luz própria da caixa multibanco é insuficiente, afectando quem pretenda servir-se dela.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

acesso ao porto de mar

Nova via de 6 milhões vai tirar dezenas de pesados do centro de Darque, ministro sexta em Viana
A obra do acesso rodoviário ao porto de mar de Viana do Castelo, uma via que terá uma extensão de 8,8 quilómetros e quer permitirá uma nova acessibilidade ás freguesias do litoral, deverá ser lançada ainda este mês, admitiu o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, após receber indicação da Administração Portuária nesse sentido. De resto, o próprio ministro das Obras Públicas é esperado sexta-feira na capital do Alto-Minho, para presidir à apresentação do Plano Estratégico para o Porto de Viana, em que o novo acesso assume especial relevância.
Entretanto foi lançado o processo de aquisição e expropriação dos terrenos necessários à construção do referido acesso, que terá uma extensão de 8,8 quilómetros para ligar o porto de mar à A28, no nó da Zona Industrial de Neiva. As parcelas atravessadas são cerca de 200 e a sua aquisição está orçamentada em cerca de 2, 4 milhões de euros. Em relação à construção dos acessos rodoviários a administração do Porto Mar prevê que demorem 24 meses com um custo total de 6 milhões de euros.
in geicefm, 06Jan2010

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

futebol: novo treinador

NEIVA PODERÁ TER TERCEIRO TREINADOR NESTA ÉPOCA
O treinador do Neiva, Paulo Queirós, apresentou a demissão à direcção do clube. O técnico já tinha colocado o lugar à disposição após o jogo da 18ª jornada da 1ª
Divisão Distrital no reduto do Ancorense, que terminou com a derrota da formação vianense por 4-1, e, durante a semana passada, formalizou o pedido de demissão.
No último fim de semana, a equipa folgou e entrou no novo ano à procura do terceiro treinador da época. A entrada de Paulo Queirós para o comando técnico do emblema de Viana do Castelo representou a primeira "chicotada psicológica da época", entrando à oitava jornada do campeonato para o lugar e Cândido Soares.
A carreira do técnico de Neiva traduziu-se em quatro vitórias e sete derrotas. À chegada de Paulo Queirós, o Neiva era o lanterna vermelha da classificação e, apesar de dois desaires no início de campanha, seguiram-se quatro vitórias consecutivas, que permitiram uma subida significativa na tabela.
No entanto, nas últimas jornadas, os resultados negativos regressaram e a turma vianense terminou a primeira volta da competição com cinco derrotas consecutivas. Apesar dos resultados colectivos não serem os melhores, em Neiva mora uma das principais figuras do campeonato até à data, o goleador Rui, que já leva 13 golos marcados.
In Jornal Alto Minho, nº 826, de 04 Jan 2010.

ministro: portagens é para avançar


Encontro entre autarcas e ministro. Produtivo para os autarcas, negativo para os utentes

Depois de adiado por duas vezes, o encontro entre os representantes dos autarcas (15 municípios do norte – Minho e Porto) e o Ministro das Obras Públicas, António Mendonça, teve hoje lugar, não conseguindo travar a intenção de portajar a A28.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, porta-voz dos 15 municípios, disse à comunicação local/regional, “ É um caso adquirido…” e que saíram desta reunião com a “clara sensação” que as portagens na A28 é irreversível.
No final da reunião os autarcas acreditaram que o encontro foi “produtivo”.
Não vejo que tenha sido assim tão produtivo! Quando os argumentos por eles expostos não conseguiram travar ou demover a intenção de portajar a A28.
O que os autarcas (José Maria Costa e Mário Almeida) disseram aos vários órgãos de informação é atirar areia aos nossos olhos. O que afirmaram é dar mais tempo e espaço ao Governo para nos tramar, esquecendo-se que aquela sementeira espalhada pelos pórticos está pronta a funcionar.
As portagens só têm razão de existir, quando efectivamente existem alternativas. A Nacional 13 não é alternativa, não tem condições para aumentar e engrossar o movimento de mais viaturas.
Só quem não conhece a realidade da N13 é que teima impor portagens na A28. Esquecem que existem extensões locais que foram desclassificadas, em nada se poderão assemelhar a uma estrada nacional.
Gostaria de ver esses teimosos ter de permanecer atrás de um autocarro para entrada e saída de passageiros, no pára-arranca!
Curiosamente, Defensor Moura, disse (enquanto presidente da Câmara) que se tentassem implementar portagens, os pesados que passassem em Viana também pagariam. Ora esse cidadão tem responsabilidades acrescidas, neste momento é deputado. Terá porventura feito algo contra as portagens?! Ter-se-á pronunciado, tomado alguma iniciativa no parlamento ou fora, contra esta medida do governo, de sua família política?
No final do ano foi constituído em Viana um movimento cívico “Naturalmente…não às portagens na A28”.
Segundo a Lusa, Jorge Passos, porta-voz do movimento, disse que ainda este mês, conta promover um “mega-buzinão”.
Referiu ainda que “Estas promessas são muito vagas e possivelmente inexequíveis”. Questionou. “Como se vai definir o que é trânsito local? Pelas matrículas? E se uma pessoa do Alto Minho comprou um automóvel, por exemplo, pelo sistema de leasing e essa viatura está registada noutra cidade, deixa de ser trânsito local?”.
A preocupação deste porta-voz, prossegue; este encontro entre o ministro e autarcas “sabe a muito pouco”, “Obviamente, a nossa luta contra as portagens na A28 vai continuar. Não temos qualquer alternativa e, além disso, continuamos com indicadores económicos muito abaixo da média nacional, que nos mantêm como uma região deprimida. Se no Algarve não vai haver portagens, por que razões pensam introduzi-las no Alto-Minho? Não faz qualquer sentido”, disse.
Importa acrescentar que o outro movimento “A28 sem portagens” , com um blogue e uma petição na net, vai neste momento com 13675 assinaturas.
Relacionados:

domingo, 3 de janeiro de 2010

limite Neiva/Chafé pode chegar aos tribunais

Câmara apela a entendimento entre Freguesias em luta por limites, caso pode chegar aos tribunais
O presidente da Câmara de Viana do Castelo apelou ao “entendimento” entre duas freguesias daquele concelho que estão em litígio sobre os limites de ambas e que ameaça ir parar aos tribunais, depois de membros da Junta de Chafé terem pintado, em plena Estrada Nacional 13, um novo limite que, segundo os vizinhos de Neiva, não corresponde à verdade. "Acho que estas questões de fronteira nem na Europa se aplicam, quanto mais em terreno concelhio. Espero o bom senso de todos”, apontou José Maria Costa, presidente da Câmara.

Clique aqui para ler a notícia da Rádio Geice.
_________________________________________________
Nesta peça informativa da Geice refere "... depois de membros da Junta de Chafé terem pintado, em plena Estrada Nacional 13, um novo limite..." A notícia apenas refere a Nacional 13, provavelmente por ser mais visível, mas de facto também foi pintado o arruamento principal da 1ª fase da Zona Industrial de Neiva, conforme demonstra a foto.
(clique na imagem para ampliar)

sábado, 2 de janeiro de 2010

Associação e Escuteiros cantam Janeiras

Em muitas aldeias as Janeiras são uma tradição, embora já quase nada tenha a ver como antigamente, este ano os escuteiros e a Associação Desportiva começaram hoje, Sábado, a percorrer porta-a-porta, os caminhos e ruas desta freguesia.
Aproveitando a quadra, aproveitam esta tradição, para a angariação de fundos para ajudar nas despesas das actividades que vão desenvolvendo.
Este blogue divulga a letra e música (vídeo) relacionado com a quadra da autoria de Zeca Afonso.
Natal dos Simples,
letra e música de Zeca Afonso




Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas solteiras
Vamos cantar orvalhadas
Vamos cantar orvalhadas
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas casadas
Vira o vento e muda a sorte
Vira o vento e muda a sorte
Por aqueles olivais perdidos
Foi-se embora o vento norte
Muita neve cai na serra
Muita neve cai na serra
Só se lembra dos caminhos velhos
Quem tem saudades da terra
Quem tem a candeia acesa
Quem tem a candeia acesa
Rabanadas pão e vinho novo
Matava a fome à pobreza
Já nos cansa esta lonjura
Já nos cansa esta lonjura
Só se lembra dos caminhos velhos
Quem anda à noite à ventura