No próximo dia 2 de Abril, a junta de freguesia de Neiva, promoverá uma caminhada pelas várias artérias desta aldeia, denominada caminhada comunitária. A iniciativa destina-se à angariação de fundos para a construção da Casa Mortuária. Caminhada aberta a todos aqueles que pretendam participar e a colaboração como entenderem e com o que quiserem. Este blogue associa-se a esta iniciativa desejando os maiores êxitos.
Foi distribuído o nº 5, d’O Neivense – Boletim informativo da Junta de Freguesia.
O boletim contém algumas informações de iniciativas da responsabilidade da junta de freguesia. No rosto refere a visita do presidente da Câmara Municipal à freguesia e Censos 2011. Nas restantes páginas e entre vários artigos, insere as obras de requalificação no muro do cemitério, assim como a criação de um espaço para a colocação de contentores, separando as flores, plásticos e velas para uma recolha selectiva. Informa também que está a decorrer na sede da junta de freguesia a revalidação de competências do 6º e 9º ano. De referir ainda uma importante iniciativa para angariação de fundos para a construção da Casa Mortuária. Também comunica sobre as obras que recentemente se fizeram em Neiva, entre elas, este blogue opta por destacar a limpeza/desmatação da Rua Caminho de Santiago, na zona do Monte, designada pelos nossos avós e pais pela Estrada Real, neivadigital acrescenta que esta faz parte da rota dos caminhos de Santiago. O Boletim dispõe de 12 páginas, de distribuição gratuita e com uma tiragem de 500 exemplares. De momento o sítio da junta de freguesia não o tem publicado para que os internautas tenham possibilidade de o visualizar.
Em 20 do corrente mês, os Zés desta freguesia comemoram neste dia a sua festa. O local escolhido é o Monte do Crasto e um grupo de concertinas abrilhantam esse encontro comemorativo. Esse sítio, miradouro por excelência, encontra-se em obras, reabilitando-o com parque de merendas, bar, sanitários, anfiteatro, tornando-o mais apetecível aos visitantes.
Desde o dia 07 do corrente mês, os profissionais formados pelo INE, estão a entregar nas residências, os questionários destinados à recolha de dados para o Censos 2011. Nesta freguesia andam no terreno, António Pena e Joana Meira, percorrendo a aldeia até ao dia 20 para entregar os questionários, assim como o envelope contendo o código de acesso à internet. A novidade deste recenseamento é a opção de enviar os dados, via internet, até 10 de Abril. Importa acrescentar que a resposta é obrigatória. Quem se recusar responder a penalização vai dos 250 aos 3740 euros. As dúvidas podem ser feitas directamente aos recenseadores, pelo endereço electrónico www.censos2011.ine.pt, linha gratuita 800 222 011, em dias úteis, entre as 9 e 20 horas. Os recenseadores estão devidamente identificados, estando obrigados a segredo estatístico. O recenseamento vai actualizar e conhecer onde vivem os cidadãos, quantos são, que estudos têm, onde trabalham! Acontece que por falta de trabalho podemos residir hoje, amanhã provavelmente residir-se-á em outro local, de acordo com a colocação geográfica para trabalhar e quiçá em outro sector de actividade! Infelizmente é o que nos espera e as alterações à legislação laboral que as oligarquias económicas e certos partidos políticos defendem ruma para isso. Significa que a actualização é actual, no momento do recenseamento, visto que o evento, só acontece de 10 em 10 anos. A divulgação deste recenseamento tem o apoio das autarquias, que coordenam, escolas e correios. Este blogue desconhece se o mapa que define o espaço para os censos é o mesmo que corresponde à área geográfica de Neiva, face à tentativa de Chafé pretender entrar num espaço que é de Neiva.
No ano de 1857, neste dia, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo. Neste dia pretende-se: chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.
Desde 1975 que o dia 8 de Março é comemorado pelas Nações Unidas, como o dia internacional da mulher.
Consultei o sítio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, visitei a freguesia de Neiva e verifiquei vários erros grosseiros nos itens descritos. Inverdades que não poderão passar sem que dirija uma terrível crítica a quem deu aqueles dados para ali serem colocados. Antes de registar a publicação daquelas imperfeições, deveriam consultar alguém ligado à freguesia, nomeadamente autarcas locais, associações, autodidactas… caso o tivessem feito, não inseriam aquelas aberrações deturpadas da realidade da freguesia. Vou então referir o que está mal. Em colectividades refere a existência do Grupo Desportivo e Cultural o que não é verdade. O nome deveria ser ADCN Associação Desportiva e Cultural de Neiva. Cita ainda a existência de uma fanfarra do núcleo da Cruz Vermelha. Acontece que a CVP nunca teve fanfarra. A única colectividade com fanfarra chama-se Agrupamento dos Escuteiros e Guias de Neiva e denomina-se Fanfarra Escutista de Neiva. O código postal é 4935 e não o que lá está. Também não me parece que a gastronomia referida esteja correcta. Existem várias lacunas, faltando inserir locais de interesse, assim como deveria acrescentar-se interesse turístico. O Monte do Crasto é um miradouro interessante. No item património seria de acrescentar o cruzeiro. Importante via não referida, a rota do caminho de Santiago. Este blogue aproveita para que seja corrigido na página de internet da Câmara Municipal a deturpação desses dados. Através desses itens a CMVC revela falta de conhecimento, não abonando a melhor revelação e conhecimento de uma das freguesias que integram a autarquia.