domingo, 18 de abril de 2010

Festa das Cruzes-Alvarães-2010

Na vizinha freguesia de Alvarães, vai realizar-se a Festa das Cruzes, conhecida pelas cruzes e andores floridos, e é claro, integrada nas Festas e Romarias do Alto-Minho.
A tradição, de verdadeira arte popular, é confeccionada com flores naturais, com delicadeza e muito bairrismo.
Estas realizam-se a 15 e 16 de Maio.
Do seu programa, salienta-se a entrada em 15 de Maio, pelas 15 horas, de duas Bandas Filarmónicas. Pelas 17.00 horas concentração das Fanfarras dos Escuteiros de Alvarães e de Neiva e Grupo de Zés Pereiras, para o levantamento dos andores floridos pelos lugares da freguesia. A concentração dos andores no cruzeiro está marcada para as 19 horas.
O arraial nocturno tem início às 21.30 horas, onde incluí concerto com as Bandas musicais e o grupo “Zona Norte”. A sessão de fogo-de-artifício acontecerá às 24.30 horas.
No Domingo, dia 16, pelas 16.30 horas realiza-se a procissão.
O tradicional festival folclórico efectua-se às 18.30 horas.
O arraial nocturno iniciar-se-á às 21 horas, participando os grupos musicais: “Sol Poente e “Millenyum”, pelas 24 horas a última sessão de fogo-de-artifício.
Integrado ainda na “Festa das Cruzes” e acontecerá em 13 de Agosto a festa ao emigrante.Dado que Alvarães faz fronteira com Neiva, este blogue pela importância que a mesma reveste de autêntica arte-popular toma a liberdade de divulgar o principal do seu programa.

1 comentário: