sábado, 5 de junho de 2010

festa da criança

Junta de Freguesia comemora dia da criança

Em Neiva e numa iniciativa da Junta de Freguesia, o Dia Mundial da Criança também foi comemorado, embora não no dia 1 de Junho, mas dia 4.
Com uma participação razoável de crianças, decorreu na tarde deste Sábado, no perímetro do Centro Social e Paroquial de Neiva a festa dedicada às crianças, com alguma animação, brincadeira e acima de tudo convívio.
O recinto do Centro Paroquial foi preenchido com insufláveis, decoração de balões, decorrendo outras actividades, como jogos tradicionais, pintura…
Anuiram à solicitação da Junta de Freguesia, as professoras da “escola primária” e as catequistas, colaborando e apoiando nas várias actividades.
A pequenada aproveitou para se divertir e conviver.
No final a Junta ofereceu um lanche.
[fotos aqui]
Para reflexão:

Não se pense que o Dia Mundial da Criança seja apenas um dia de festa.
Este dia é pensado naquelas crianças vítimas de maus tratos, doença, fome e discriminação.
O lº dia mundial da criança foi em 1950 e surgiu depois da 2ª guerra mundial em 1945. As crianças viviam muitíssimo mal, por falta de comida. Algumas não tinham pais e as que tinham era como se não tivessem, visto que os pais se preocupavam com a sua vida normal, não dispondo de tempo para educar e permanecer com os filhos.
Por falta de dinheiro, muitos pais tiraram os filhos da escola, pondo-os a trabalhar durante muitas horas e em trabalhos muito duros.
Decorria o ano de 1946 quando um grupo de países da ONU deu os primeiros passos para resolver este problema, aqui nasce a Unicef.
Nem todos os países do mundo estavam empenhados (Portugal incluído) com os direitos das crianças.
Em 1950 a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas, para que se criasse em todo o mundo, um dia dedicado a elas. Assim surgiu nesse ano, pela 1ª vez, o 1 de Junho.
Em 21 de Setembro de 1990 Portugal ratificou a “ Convenção dos Direitos das Crianças”, significa que terá de cumprir e obedecer aos seus 54 artigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário