domingo, 6 de dezembro de 2009

Neiva atingido pelo mau tempo

A intensa pluviosidade que caiu nestes dois últimos dias, fora do normal, acabou por atingir esta freguesia com campos e habitações alagadas e vias públicas.
No lugar da Pedreira junto à Casa Ferros, a água atingiu proporções relevantes. Importa acrescentar que em períodos normais a corrente nos riachos não tem tanta intensidade.
Antigamente as vias (caminhos) em terra batida, não acumulavam tanta água como hoje as vias razoáveis, suficientes ou muito boas.
No tempo dos nossos antepassados, dos nossos avós, que não eram letrados, sempre tinham o cuidado de nos seus campos respeitarem os regos das águas pluviais.
Os nossos avós não tinham a escolaridade, as novas oportunidades, a grande maioria não sabia ler e escrever.
Tinham em atenção os invernos, preocupavam-se na limpeza e abertura dos pequenos regos que por sua vez ligavam a outros de superior abertura para ligação aos riachos desaguando à Ribeira de Radivau.
Os nossos avós não eram doutores ou engenheiros, porém conheciam bem as causas da natureza.
Hoje sem qualquer respeito tapam-se esses regos (necessários), constrói-se ignorando esses factores. Os técnicos ao aprovarem os projectos para construção ou…, deveriam atempadamente ter em atenção conhecer o local em concomitância com as hidráulicas, verificar “in-loco” antes do parecer favorável, sair dos gabinetes.
As autarquias também não se poderão alhear das responsabilidades. Elas deveriam atempadamente ter em atenção a limpeza dos riachos (da sua competência), das sarjetas. É evidente que basta uma maior intensidade de vento para as folhas das árvores dificultarem, entupindo tudo num instante.
Os proprietários dos terrenos terão também de assumir a sua quota de responsabilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário