terça-feira, 28 de setembro de 2010

Scuts - providência cautelar ?

SCUTS: Associações Empresariais do Norte de Portugal e da Galiza ameaçam avançar com providência cautelar para travar portagens

Associações representativas dos empresários do Norte de Portugal e da Galiza ponderam avançar com uma providência cautelar com vista a tentar travar a introdução de portagens nas SCUTS nortenhas, já a partir de 15 de Outubro. A decisão foi tomada numa cimeira associativa, que reuniu em Viana do Castelo representantes das Associações Empresariais e das Transportadoras dos dois lados da fronteira. De acordo com Luís Ceia, o presidente da AEVC, há ainda muitas dúvidas legais sobre este processo, nomeadamente no que toca à forma de pagamento das portagens.

Por seu turno, José Manuel Fernandes Alvariño, o presidente da Confederação Empresarial de Pontevedra, diz já ter indicações de Bruxelas de que este sistema de pagamento não é válido. De qualquer forma, vai esperar pela resposta às perguntas que ele próprio endereçou ao Parlamento Europeu e, se a resposta se confirmar, garante que vai estar na A28, a 16 de Outubro, para ver quem é que o vai impedir de lá circular sem o chip de matrícula. As associações aprovaram um memorando a enviar agora ao Governo Português e à Xunta da Galiza no qual reclamam, entre outras coisas, que o arranque da cobrança das portagens seja feito em simultâneo em todas as SCUT do país; que sejam adiadas até que estejam cumpridos os critérios de convergência apontados pelo Governo para a regiãoe que as isenções abranjam todos os veículos empresariais que tenham uma utilização frequente da A28, sejam elas do Norte de Portugal ou da Galiza.

Retirado de geicefm,90.8, Viana do Castelo,27 de Setembro de 2010


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Shalom edita o Jornal nº 3

O grupo shalom de Neiva, proprietário e responsável pelo JN - jornal de neiva, editou o nº 3, em papel reciclado.
Segundo relata o jornal a tiragem é de 300 exemplares e de distribuição gratuíta.
Hoje ao abrir o receptáculo postal domiciliário, deparei-me com o exemplar, datado de 25 de Setembro.
Importa acrescentar que nesta edição, o nº de páginas é inferior aos anteriores.
Para aceder á edição online clique aqui.

domingo, 12 de setembro de 2010

assembleia de freguesia

Vai realizar-se em 17 do corrente mês, a sessão ordinária, da Assembleia de Freguesia.
De acordo com a convocatória, afixada no quadro de informação da junta de freguesia, na zona de Santana, a ordem de trabalhos é composta por seis pontos, assim distribuídos:
1. Aprovação da acta da sessão anterior;
2. Apresentação por escrito, por parte do público, de questões relacionadas com a freguesia;
3. Período de antes da ordem do dia;
4. Análise e discussão sobre criação de uma comissão, sem direito a senhas de presença, para instrução de um processo sobre os limites da freguesia de Neiva com Chafé;
5. Apreciar informação escrita do presidente da junta acerca da actividade exercida por si ou pela junta, no âmbito das competências da própria ou delegadas, bem como a situação financeira;
6. Tempo reservado à intervenção do público.
O local da realização acontecerá na sede da Junta de Freguesia, pelas 21 horas.

domingo, 5 de setembro de 2010

falta de asseio atenta ambiente

Afinal a campanha Limpar Portugal não sensibilizou alguns Neivenses, dado que a falta de respeito pelo ambiente continua a perdurar nesta terra.
Pessoas que não têm o mínimo de brio, colocaram no chão e encostado à paragem dos autocarros cartão canelado, mantendo-se à várias semanas, sem que tenha sido retirado, não sendo a primeira vez que isto acontece.
A meia dúzia de passos existe o ecoponto e a escassos metros os contentores do lixo.
Quando fazem esta imundície, no centro da freguesia, o que não farão em zonas de menor visibilidade!
Compete a todos nós denunciar a irresponsabilidade destes abusadores.

agrupamento dos escuteiros em acampamento

O Agrupamento dos Escuteiros desta freguesia estão a comemorar os 38 de existência, tendo feito um acampamento comemorativo.
Este evento aconteceu no terreno "de todos" adquirido no "reinado" de Branco Morais e Meira Gonçalves para a construção de habitação social, porém sem que se veja luz ao fundo do túnel e curiosamente consta como área agrícola!
Terreno coberto de silvas, mas que os escuteiros optaram para o acampamento, acreditando, penso eu, na limpeza.
A crítica dos familiares e alguns Neivenses, que visitaram o local, em nada abonou aquele espaço, com falta de condições para os utilizadores.
Segundo este blogue apurou, os escuteiros solicitaram à Junta de Freguesia a limpeza daquele silvado, porém apenas foi passado o tractor, pisando as silvas, mantendo-se a área coberta com os "amortecedores", leia-se silvas pisadas.
Para quem visitou não gostou daquele cenário.