quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Vamos limpar Neiva, retirando o lixo?!

Um grupo de amigos ousou alicerçar a constituição de um movimento nacional, cívico de voluntariado, promovendo a educação ambiental.
No próximo dia 20 de Março será um dia nacional para limpeza do lixo espalhado na floresta e afins.
O lema é “limpar Portugal num só dia”, pretendendo tornar os espaços conspurcados em locais agradáveis e saudáveis.
Na nossa freguesia o lixo abunda em vários locais, caminhos menos movimentados e bouças, deitado por pessoas sem o mínimo de educação e respeito pelo ambiente.
Neivadigital associa-se ao evento, divulgando a iniciativa.
Em Neiva existem várias associações que poderiam (eu diria, deveriam) associar-se, aproveitando esse dia, para limpar os locais mais críticos.
Este blogue lança o desafio à Junta de Freguesia para que tome a iniciativa de juntar todas as associações existentes a contribuir para a limpeza dos focos de lixo espalhados, retirando-o, tornando a aldeia mais limpa e saudável.
A junta para além de coordenar, serviria para disponibilizar os meios que tem e solicitar aos comércios materiais necessários à limpeza, como sacos, luvas…
Este blogue sugere ainda que se coloquem placas de sensibilização nos locais mais críticos para que as pessoas respeitem o ambiente.
Para mais informações clique aqui.

2 comentários:

  1. Boa tarde,
    Já houve algum feed-back da Junta de Freguesia de Neiva? Gostaria de participar nesta iniciativa, mas já agora para limpar a nossa terra. Espero que até lá alguém da Junta informe como e onde fazer a concentração.
    obg

    ResponderEliminar
  2. Relativamente a este comentário abri uma excepção.
    Não publico comentários que não sejam identificados, salvo aqueles que não pretendam que os nomes sejam revelados, basta solicitar e respeitarei essa vontade, porém terão de se identificar a neivadigital.
    Quanto ao tema, "Vamos limpar Neiva, retirando o lixo", o blogue ‘desafiou’ a Junta de freguesia a coordenar o trabalho e conforme o título e o próprio texto, obviamente que estava a referir-se a Neiva.
    Entendo que não ficaria mal à JF reunir com as associações, grupos e movimentos existentes, mais activos, identificando os locais, estabelecendo prioridades na recolha desse lixo.
    Tive o cuidado de visitar a página oficial da JF e nada consta, assim como outra página, parecendo-me tenha o cunho da Junta e efectivamente nada diz relativamente a este evento.
    Não é desconhecido, de todos nós, os focos de lixo espalhados pela freguesia. Esta iniciativa serviria para a dignificar e torna-la uma aldeia mais saudável.
    De resto este blogue dá todo o apoio à iniciativa e até seria uma maneira de algumas agremiações justificar alguma actividade, mostrando que contribui para melhorar a qualidade de vida desta terra.
    Os subsídios recebidos passam por mostrar a justificação de algo que se veja colectivamente!
    Por último seria importante que alguns cidadãos se inscrevessem para a limpeza do lixo que produzem e o atiram para fora da sua quintinha. Refiro-me a algumas iniciativas feitas nesta freguesia e depois são atirados para locais… Desloquem-se à congosta do Sá e verifiquem-se restos de carvão, ramos de árvores, musgos…
    Esses conspurcadores valorizariam e respeitariam muito mais a natureza e teriam em conta a dificuldade que passariam na recolha do lixo.

    ResponderEliminar